,

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Estratégia do Oceano Azul

Autor: W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Ano da publicação: 2004

Gênero: empreendedorismo

Ouvi muitas pessoas falarem deste livro, a curiosidade logo veio e fui em busca dele. Um livro de linguagem específica e que abriu meus horizontes sobre empreendedorismo.

Nele encontrei estratégias para serem aplicadas em modelos de negócio e análises de casos de grande sucesso em todo mundo, e digo que este livro acaba se tornando uma leitura obrigatória nos dias de hoje. Um livro de planejamento estratégico que ensina o diferencial de como tornar a concorrência irrelevante para qualquer tipo de negócio.

Já nos primeiros capítulos o livro traz a história da famosa empresa Cirque du Soleil que encontrou uma nova demanda para a então decadente indústria do circo. Mas que foi capaz de criar uma estratégia do oceano azul. Outra história que é contada no livro e que me deixou com vontade de saber mais ainda é sobre o Starbucks que criou uma marca bilionária através dos princípios do oceano azul.

Mas por que Oceano Azul ? A metáfora do oceano azul remete à imensidão do oceano, algo grande e cheio de possibilidades, com poucos obstáculos. O livro cita também o oceano vermelho, que é aquela competição sangrenta que existe entre os concorrentes já existentes, onde os mercados vão ficando cada vez mais fechados e acirrados, com tubarões famintos, prontos para atacar e deixando a água vermelha, por que sua competição é violenta.

A proposta dos autores é que a gente pense numa forma diferente de abordar nossos negócios, tirando o foco dos nossos concorrentes. Abrindo a possibilidade de criar novos valores e criar em si um novo mercado, capaz de gerar lucros.

E não importa o tamanho ou o seu segmento de atuação. Você precisa aprender a se estruturar de forma organizada, para identificar e implementar a diferenciação e fazer a sua empresa crescer rapidamente. Ou seja, este livro é para todo mundo que precisa se reinventar para sobreviver no mundo dos negócios.

É necessário ampliar os horizontes e ver o panorama geral, ir além da demanda existente. Avaliar e traçar uma estratégia que mude a direção da empresa, alinhando todos como uma grande engrenagem de um relógio, onde a equipe precisa entender seu papel e sua importância para o resultado final.

A competitividade exagerada já não é mais a única estratégia corporativa, garante os autores do livro A Estratégia do Oceano Azul. Pelo contrário, eles orientam que você deve criar novos mercados onde não existe conflito e o crescimento e os lucros são abundantes. Esse é o oceano azul.

Um livro ideal para quem está começando no mundo de livros de negócios e tem, assim como eu, um interesse por inovação e estratégia. Evolua, busque, transforme e esteja preparado para percorrer o Oceano Azul.

Indicação de livros sobre o tema:

A Arte da Guerra – Sun Tzu

Empresas Feitas para Vencer – Jim Collins

Escalando sua Empresa – Verne Harnish

Felicidade dá Lucro – Márcio Fernandes

Autora da Resenha: Vanessa Rodrigues

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Boteco Do Paloski – TalkShow – Morgana Potrich PARTE 02

Boteco Do Paloski – TalkShow – Morgana Potrich PARTE 02

Boteco Do Paloski – TalkShow – Morgana Potrich PARTE 02 Essa é a segunda parte do Boteco do Paloski com…
COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

Para potenciar (ainda mais) a sua inteligência e tornar o raciocínio mais rápido e criativo, há uma série de comportamentos…
TOP-MINEIROS | editorial best choice vocation®

TOP-MINEIROS | editorial best choice vocation®

Esse foi o primeiro de uma sequência de editoriais que a @topmineiros, irá produzir, afim de sugerir ao nosso público o…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Da mesma categoria:

TOP-MINEIROS | editorial best choice vocation®

TOP-MINEIROS | editorial best choice vocation®

Esse foi o primeiro de uma sequência de editoriais que a @topmineiros, irá produzir, afim de sugerir ao nosso público o…
O Homem Mais Rico da Babilônia

O Homem Mais Rico da Babilônia

Autor: George S. Clason Ano da publicação: 1926 Gênero: Finanças pessoais Vamos falar sobre ganhar dinheiro, poupar, investir e fazer…
O Poder do Subconsciente

O Poder do Subconsciente

Autor: Joseph Murphy Ano de publicação: 1962 Gênero: autoconhecimento O livro O Poder do Subconsciente  é referência quando o assunto…
A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos

Autor: George Orwell Ano de publicação: 1945 Gênero: Sátira e Ficção. O livro começa com a história de uma granja liderada pelo Senhor…