Autor: Martin Lindstrom
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2016
Você já parou pra pensar porque prefere comprar determinados produtos, enquanto ignora outros? Já ouviu falar sobre propaganda subliminar e se alguma marca usa ou já usou para fazer você comprar algo? Você sabia que é preciso menos de dois segundos e meio para um consumidor tomar a decisão de comprar? Quer saber detalhes interessantes de estratégias de marketing das marcas Marlboro, Calvin Klein, Ford e Coca-Cola?
Neste livro você vai encontrar respostas para todas essas perguntas. A Lógica do Consumo é um livro que traz os resultados da maior pesquisa de neuromarketing já realizada a nível mundial, sendo 25 vezes maior do que qualquer outro estudo já realizado até sua publicação. Nele podemos encontrar um complexo estudo de neuromarketing, que busca se aprofundar no comportamento humano e entender como nos comportamos nos momentos de tomada de decisão de compra.
Durante suas 207 páginas, o livro é dividido em 11 capítulos, que abordam diversas descobertas feitas a partir dos estímulos que atingiram cada parte do cérebro humano e em como eles afetam nosso comportamento de consumo no dia a dia. Além de apresentar uma linha de pensamento completamente nova na área do marketing.
Então, se você estuda ou trabalha neste ramo, ou se deseja entender como funciona seu comportamento de consumo, esse livro é recomendado para você, pois vai te proporcionar aprendizados inovadores sobre como o nosso cérebro influencia nosso comportamento de compra.
O livro traz como ideias principais: O Neuromarketing, como nova ferramenta de marketing. A importância do nosso cérebro no processo de compra. E as táticas e estratégias utilizadas por empresas para atingir nosso inconsciente.
Claro que parte das nossas escolhas são feitas a partir das nossas necessidades e pela comparação de preços, mas muitas delas também são feitas inconscientemente, ou seja, os estímulos atingem nosso cérebro, que desperta o interesse por determinado produto.
Nesse cenário, os profissionais de marketing perceberam a necessidade de se aprofundar na mente do consumidor e entender como o cérebro reage aos estímulos de anúncios, propagandas e produtos. Assim surgiu o neuromarketing (assunto para uma outra resenha).
Martin Lindstrom, no seu processo de pesquisa, para entender a fundo o comportamento do consumidor, se propôs ao desafio de estudar o cérebro de 2000 pessoas. Três anos e sete milhões de dólares depois (na época), ele conseguiu agrupar uma série de conhecimentos que expôs neste livro que mede a atividade elétrica do cérebro, em tempo real, permitindo analisar se, a partir de um anúncio, o cérebro reage com alegria, desprezo, repulsa, entre outros sentimentos.
Já ficou claro que o personagem principal deste livro é o nosso cérebro, certo? Por isso, que tal embarcarmos nessa viagem chamada Lógica do Consumo.
Autora da resenha: Vanessa Rodrigues