,

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Revolução dos Bichos

Autor: George Orwell

Ano de publicação: 1945

Gênero: Sátira e Ficção.

O livro começa com a história de uma granja liderada pelo Senhor Jones. Onde os animais que ali viviam estavam em extrema insatisfação com os cuidados do dono e com a fazenda.

Insatisfeitos surge entre os bichos a ideia de uma revolução para se construir um novo lugar onde os humanos não pisariam, e os animais trabalhariam sem ser explorados e viveriam uma vida melhor.

Os porcos, considerados os animais mais inteligentes da granja, se tornaram os novos donos do poder. Mas, com o passar do tempo, as esperanças de um futuro feliz foram se perdendo. Os ideais da rebelião foram corrompidos e depois esquecidos, e os porcos foram repetindo antigos hábitos de humanos e, aos poucos, instaurando um novo regime de opressão.

A Revolução dos Bichos é um dos mais emblemáticos clássicos da literatura. Na obra dividida em 10 capítulos, o autor realiza uma sátira sobre a ditadura, usando a metáfora para narrar a traição soviética, onde princípios iniciais teriam sido esquecidos no decorrer da Revolução. 

O autor aborda temas como as fraquezas humanas, o poder, a revolução, o totalitarismo, a manipulação política, exploração do trabalho, as desigualdades sociais, a deturpação de ideais e da verdade, a manipulação das massas, a repressão estatal, a concentração de poder, e por aí mais reflexões.

Além de mostrar o que há em relações humanas, sejam elas políticas ou sociais, os personagens também lembram características de personagens históricos, a quem o autor paralelamente faz uma crítica, devido à administração corrupta daquela época, pois  A Revolução dos Bichos, foi publicada em 1945, no início da Segunda Guerra Mundial, nessa época o mundo vivia um clima de tensão, separado em dois blocos: o bloco capitalista e o bloco socialista.

Neste livro George Orwell faz uma reflexão acerca da igualdade entre os homens; que seria impossível, tendo em vista o desejo de todo homem de liderar, e de ter vantagem. Assim, a obra é considerada pela crítica uma fábula satírica, onde a realidade é retratada com um toque cômico, em que a moralidade é uma das principais características.

Mais do que nunca este livro parece falar dos nossos dias atuais, quando a concentração de poder e de riquezas, a manipulação da informação e as desigualdades sociais parecem atingir um ápice histórico.

Ler este livro é divertido e ao mesmo tempo instigante. Nos traz muitas reflexões sociais e políticas.

Minha Frase Favorita do Livro:

O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o suficiente para alcançar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais.

Indicação de livros sobre o tema:

O pacto entre Hollywood e o nazismo –  Ben Urwand

Para além do diário de Anne Frank –  Anne Frank

Quando os livros foram à guerra – Molly Guptill Manning

Autora da Resenha: Vanessa Rodrigues

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Hoje é dia de Santo Irineu

Hoje é dia de Santo Irineu

Esta data homenageia o santo tido como o primeiro teólogo do cristianismo, Irineu ou Ireneu de Lyon. Não existem muitas informações…
Twin set: a tendência estilosa da vez

Twin set: a tendência estilosa da vez

A peça da vez é o twin set, uma combinação de cardigã com blusa de tricô, formando um conjuntinho. Ele…
Estas são 10 as melhores comidas do mundo:

Estas são 10 as melhores comidas do mundo:

1. Massaman curry, Tailândia 2. Presunto de Parma, Itália 3. Piza napolitana, Itália 4. Chocolate, Global 5. Sushi, Japão 6.…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Da mesma categoria:

Ivonete de Jesus

Ivonete de Jesus

A premiada que estamos apresentando nestas fotos é a @ivonete_ivis Homenageada no @suleimagontijoprojetos#MulheresQueBrilham #Top #Evento #Trofeu #Tvtop
Isadora Castro

Isadora Castro

A premiada que estamos apresentando nestas fotos é a Isadora Castro Homenageada no @suleimagontijoprojetos #MulheresQueBrilham #Top #Evento #Trofeu #Tvtop
Boteco do Paloski - TalkShow - Fernando Moraes

Boteco do Paloski - TalkShow - Fernando Moraes

Nosso convidado de hoje é o Fernando Moraes! Fernando é um cara humilde, batalhador e que sonha muito!!! Trocamos uma…
Elizangela Santos

Elizangela Santos

A premiada que estamos apresentando nestas fotos é a Elizangela SantosHomenageada no @suleimagontijoprojetos MulheresQueBrilham #Top #Evento #Trofeu #Tvtop