Autor: Gustavo Ferreira
Ano de publicação: 2019
Em algum momento da sua vida você desejou saber mais sobre técnicas para convencer alguém de algo? Ou que ela fizesse aquilo que você queria? Será que a Anitta e o Arthur Aguiar usam gatilhos mentais para conseguir o sucesso?
Neste livro você vai conhecer alguns dos principais gatilhos que podem ser usados e como usar de forma adequada, e aprender um pouco mais sobre comunicação persuasiva. Aí você responde as perguntas do início desta resenha.
Mas, o que são Gatilhos Mentais?
São uma espécie de atalho que permite que você chame a atenção da pessoa que deseja persuadir ou do seu possível cliente e gere engajamento, crie conexão e até mesmo realize vendas (que seja de você ou de seu produto).
Os gatilhos mentais são muito usados: em textos, em descrição de postagem, em falas, em páginas de vendas e na comunicação voltada para o marketing – especialmente no marketing digital para redes sociais.
Fazendo com que o seu texto ou fala, cause uma emoção naquelas pessoas que acompanham você, seu trabalho, como seguidores e inscritos, e provoque uma ação – que seja uma curtida, um comentário, um compartilhamento e etc.
De fato, podemos falar que a qualidade do produto/texto influencia no sucesso de uma postagem, mas não é só isso. Existem os elementos intangíveis, os gatilhos mentais. Eles funcionam como atalhos para que sua marca, empresa ou empreendimento pessoal tenha destaque frente à concorrência. E se complementados com conceitos de copywriting e marketing digital vai gerar bons resultados.
Por exemplo: de nada vale uma página de vendas cheia de gatilhos certeiros se você não trabalhou bem a sua audiência e não consegue fazer com que as pessoas acessem sua página.
Tomar decisões exige muito esforço, mesmo que a gente não perceba. Por causa disso, a mente adota “atalhos” na hora de fazer algumas escolhas. Esses atalhos são chamados heurísticas, e envolvem o focar em apenas um aspecto de um problema complexo, ignorando todos os outros. As heurísticas interferem diretamente na tomada de decisão. Os gatilhos mentais ativam as heurísticas. É como se, em determinado momento você ativasse o pensamento rápido e respondesse de imediato com uma ação.
É importante entender que os gatilhos mentais não são propostos para manipular alguém e fazer aquela pessoa tomar uma decisão que não tomaria em condições normais. A técnica apresenta sugestões e evoca sensações nas pessoas..
Essas recomendações certamente podem afetar seu comportamento, mas são incapazes de forçar alguém pelo sim ou pelo não.
Provocar sensações de escassez, urgência, credibilidade, prova social, imaginação, antecipação e muitos outros citados no livro, se usados de forma adequada, vão lhe trazer grandes conquistas.
Faça bom uso delas!
Autora da Resenha: Vanessa Rodrigues